quarta-feira, 16 de março de 2011

O Que o Cão Viu, de Malcom Gladwell

Diz-se deste autor que é o "pensador mais influente do mundo", "um verdadeiro génio como contador de histórias", "um talento singular". Recomendações tão entusiásticas e laudatórias tiveram, obviamente, o condão de me fazerem querer confirmar-lhe o mérito.
Devo confessar que fico sempre um pouco de pé atrás quando leio as frases bombásticas de críticos de nomeada que os editores aproveitam para compor as contracapas dos livros dos seus autores-revelação. Porém, lida a obra, admito que me impressionaram a simplicidade e a clarividência de Malcom Gladwell na abordagem de temas tão aparentemente banais, insípidos e sem história como a coloração para cabelo, a pílula contraceptiva, a espionagem, o génio, os perfis criminais ou as entrevistas para emprego.
O livro recolhe os artigos preferidos do autor, escritos desde 1996 e publicados na revista The New Yorker. Dividido em três partes de títulos bem sugestivos ("Obsessivos, pioneiros e outras variedades de génios de segunda ordem", "Teorias, previsões e diagnósticos" e "Personalidade, carácter e inteligência"), o livro dá-nos respostas surpreendentes àquelas perguntas tantas vezes tão óbvias ou tão simples que nem nos incomodamos em formular.
Já algum dia se deram ao trabalho de perguntar: "As pessoas inteligentes estão sobrevalorizadas?". Leiam a resposta de Malcom Gladwell. Nem preciso de vos dizer que é, no mínimo, inesperada...
S.N.

Sem comentários: