terça-feira, 15 de março de 2011

Fortaleza Digital, de Dan Brown

Achei bastante interessante a temática desta obra, particularmente o modo como a acção se vai desenrolando.
Considero fantástica a maneira como o narrador descreveu as salas, os compartimentos, os programas, enfim, tudo o que diz respeito à organização secreta da qual o livro trata e, no final, gostei da volta extremamente coerente na história que conduz a um criminoso muito longe de quem se esperava.
Pode não parecer, mas este livro está mais próximo da verdade do que qualquer um de nós pode imaginar. É assustadoramente real, cheio de honra e desonra, paixão e convicção, vida e morte e amor a um país. É inevitável a conclusão a que cada um de nós chega intimamente: a complexa simplicidade do que está certo e do que está errado e poder do amor são as únicas fontes da nossa esperança.
O que menos apreciei foram as constantes mudanças de espaço, mas reconheço que são necessárias para uma melhor compreensão da obra, visto que a acção se desenrola em diversos sítios ao mesmo tempo.
Aconselho esta obra que está muito bem escrita e possui um tema bastante interessante: as novas tecnologias e a sua relação com a violação da privacidade e as conspirações.
Ao lermos este romance, percebemos melhor tudo o que a tecnologia nos ajuda a descobrir e também compreendemos como o seu avanço pode melhorar ou piorar o presente e o futuro da Humanidade.
Margarida Silva, 11.º B

Sem comentários: