terça-feira, 15 de março de 2011

O Perfume, de Patrick Suskind


Gostei bastante da obra O Perfume pois trata-se de uma história completamente diferente daquelas que costumamos ler. É uma história estranha, entusiasmante, com um final surpreendente e que prende a atenção do leitor. As descrições apresentadas descrevem na perfeição os odores que pretendem transmitir.
É no geral um livro muito interessante, bastante distinto de todos os outros, que nos ensina vários aspectos acerca de cheiros e odores, e que nos faz compreender como o comportamento da sociedade e de todos os que nos rodeiam, nos consegue marcar, na medida em que Grenouille se compromete a criar um perfume único, para chamar a atenção e ser reconhecido pela sociedade. Por outro lado, Grenouille é também um ser que despreza os outros seres humanos, apenas interessando-se pelos odores do mundo e pela busca de um perfume absoluto, o qual seria o seu propósito de vida.
Para finalizar, considero a história tão intensa, envolvente e perturbadora, e o seu protagonista tão puramente e inocentemente descrito, que tomamos seu partido e nos esquecemos que ele, realmente, é um assassino.
Ana Saltão, 11.º B

Sem comentários: