domingo, 15 de fevereiro de 2009

O Dia Em Que Sócrates Vestiu Jeans, de Lucy Eyre


Um inteligente e divertido romance que nos mostra como a filosofia pode mudar as nossas vidas para melhor.
Ben Warner, um típico adolescente a passar umas férias de Verão enfadonhas, surpreende-se quando Lila, uma mulher jovem e atraente, lhe faz um bizarro convite. Embora tentado, Ben sente-se inseguro. E tem razões para isso!... Lila quer levá-lo para o Mundo das Ideias, um lugar completamente desconhecido para Ben. Mas Lila tem uma missão. O seu chefe, Sócrates, presidente do Mundo das Ideias — cargo que mantém há 1209 anos — fez uma aposta com o seu arqui-rival Wittgenstein. Para a ganhar e manter o seu cargo, Sócrates terá de fazer crer a Ben que a filosofia pode melhorar a sua vida. Desconhecendo o que lhe vai acontecer, Ben entra num inesperado mundo paralelo. E assim começa a sua viagem mental à volta das grandes e pequenas questões da vida. O que é a felicidade? A morte é o que de pior nos pode acontecer? Teremos vontade própria? E, a pouco e pouco, Ben começa a interrogar-se sobre as mais variadas questões e a acreditar que a vida é muito mais do que um jogo de futebol. Excêntrico, divertido e original, O Dia em Que Sócrates Vestiu Jeans é a história de um jovem que escapa da sua vida entediante para um excitante mundo paralelo e desperta para a real importância da vida através da aprendizagem dos conceitos básicos da filosofia.



Comentário de Pedro Oliveira, do 11ºA
"Asseguro-vos que encontrarão neste livro muitas formas de encarar o mundo que nos rodeia ou que talvez tenhamos sido nós a criá-lo. O livro conta a história de um rapaz que se deixou apaixonar pela filosofia e que passou a adoptá-la correctamente no mundo em que vive, questionando-se sobre o que nunca pensou duvidar e criticando racionalmente os problemas éticos da vida humana. O garanhão da história é um rapazito chamado Ben que, com a ajuda da filosofia, consegue arranjar uma miúda que, pela descrição, é muita razoável; e, se não fosse o Sócrates, nada disto tinha acontecido (não, não é o Sócrates do Freeport, mas sim um dos maiores filósofos de que se tem memória – também nos iremos recordar do outro se calhar).
Para não arranjarem a hipótese de que vos estou a impingir umas meras folhinhas, tomei a liberdade de questionar algumas pessoas que já leram (nem que sejam uma meras páginas, mas que conseguem fazer uma crítica consistente) para vos deleitar com a prosa filosófica que vos apresentei:
· Dr. Romão - é um livro muito bom, agradeço à Prof. Gina por nos ler (apesar de nunca mais o termos feito...) e quem me dera ir ao paraíso dos filósofos (o Dr. Romão mudou de opinião após ter lido o que escreveu).
· Dr. Cunha - o livro ensina-nos a ver o mundo de um ponto de vista alternativo.
· Dr. Perdigão - quem não gostaria de saber como seria o mundo dos filósofos antigamente? Mesmo que não queiram saber aconselho-vos a leitura do livro.
· Dr. Golovca - agora estou a tratar dos vírus, não tenho tempo para comentários.
· Dra. Alves - o senhor Sócrates é um homem à maneira, todo virado prá "frentex" (veste jeans e tudo) e embora argumente muito sobre assuntos muitas vezes desinteressantes, com o objectivo de nos pôr a pensar (o que, sejamos sinceros, nem sempre acontece) parece ser boa pessoa.
· Dr. Pinhão - posso dizer k é um livro divertido e original que tem como objectivo mostrar aos jovens que a filosofia até pode melhorar as suas vidas.
· Dra. Paixão - Preferia o Dia em que o Sócrates vestiu Kilt, enquadrava melhor na sua longa barba cheia de sabedoria.


PS: Um muito obrigado a todos os doutores e falsos doutores e à Prof. Gina, sem a qual isto não teria sido possível.

Sem comentários: