terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Nem tudo começa com um beijo, de Jorge Araújo e Pedro Silva Pereira


Nem tudo começa com um beijo começa com um segredo que só mais tarde será revelado: “Gelatina aprendeu, por experiência própria, que o remorso ataca sobretudo à noite.” Gelatina (a personagem) esconde o seu segredo para proteger outra pessoa, e Fio Maravilha encontra o amor junto da Nuvem Maria.
Sim, os nomes não são os mais comuns, de todo. Temos o/a Gelatina, Bisnaga, Fio Maravilha, Molécula, Armando Pantera, Domingo, Nuvem Maria e mais.
Este livro apresenta “o mundo como sendo uma casa, que tem Cave e Sótão. A Cave são os buracos do esgoto que servem de tectos…aos meninos que não têm para onde ir. No Sótão fica a cidade. Nele vivem as pessoas que se cruzam nos elevadores, dizem ‘bom dia’ e ‘boa tarde’ mas não se conhecem.”.
Pelo meio mas talvez o mais importante, deparamo-nos com uma bela história de amor, daquelas que hoje já não encontramos. Uma história que não começa com um beijo mas com desenhos colocados debaixo de uma pedra sobre um banco à espera de uns cabelos loiros. “Os desenhos sempre acompanhados de um pensamento, de uma confissão. De uma declaração de amor.
O facto de a narrativa ser protagonizada por crianças e jovens em situação de risco num cenário desrealizante sublinham a importância do amor e dos afectos na vida humana.
O livro constitui uma leitura surpreendentemente cativante, capaz de prender o leitor até à última página.

Jorge Araújo e Pedro Silva Pereira foram autores galardoados com o prémio literatura Gulbenkian em 2003, com o livro Comandante Hussi.

Sem comentários: