quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Uma casa sem livros é como um corpo sem alma., Cícero (106 a.C. - 43 a.C)



Como seria o nosso corpo sem alma? Talvez como os pulmões sem ar, uma árvore sem folhas, um céu sem sol, uma noite sem estrelas… Seria, talvez, como uma casa sem livros!...
Um livro é uma espécie de viagem que nos leva a lugares nunca antes imaginados. Pode levar-nos ao céu, levar-nos a voar entre as nuvens, olhando para baixo sem termos medo de cair, voar ao lado de inúmeras espécies de aves, sentindo a brisa no nosso rosto… Pode levar-nos ao mar, para mergulharmos nas suas águas cristalinas, por entre as algas, os corais e os peixes… Pode levar-nos à lua para viajarmos entre as estrelas e (porque não?) por todo o imenso universo!... É de tudo isto que é feita a alma de cada um de nós.
Jessica Lage, 10ºC
------------------------------------------------------------------------------------------------
De facto, uma casa sem livros está esvaziada de alma. Os livros contêm muita vida dentro deles, isto é, deles retiramos muitos ensinamentos e muitas experiências já vividas por outros, quer sejam da nossa geração, quer de gerações anteriores. Experiências essas relativas às mais variadas situações da vida, desde o campo da ciência ao campo da literatura.
Os livros numa casa constituem o seu “cérebro”, uma fonte de conhecimento que a enriquece, logo, sem eles, a casa fica certamente esvaziada da sua própria vida!
Ruben Margaço, 10ºB

Sem comentários: