quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Cosmos, de Carl Sagan

Cosmos, que apesar de não ser uma publicação recente, continua a ser uma das obras mais lidas em todo o mundo, é, para quem gosta de ciência, uma "leitura obrigatória" e, mesmo quem não aprecia esta área, não terá qualquer dificuldade em lê-la, pois a linguagem é bastante acessível e o autor aborda assuntos complexos de forma simples e atrativa, embora a obra seja extensa.
Por outro lado, Cosmos não é um mero livro informativo sobre a história da Terra. Pelo contrário, não nos deixa indiferentes, e leva-nos a refletir sobre o nosso lugar e as nossas responsabilidades enquanto habitantes deste pequeno ponto no Universo. Neste sentido, destaco o último capítulo "Quem pode salvar a terra?", que termina com um apelo: "Devemos a nossa lealdade às espécies e ao nosso planeta. Somos nós que nos responsabilizamos pela Terra. Devemos a nossa obrigação de sobreviver não só a nós próprios, mas ao Cosmos, vasto e antigo, de onde despontámos." (p.393)
Carl Sagan foi um excelente comunicador de ciência que ficou conhecido por, neste livro e noutras publicações, ter tornado a ciência acessível ao grande público. Conhecendo melhor a longa história do Universo, é possível que o Homem o respeite mais.
João Bentes, 12.º A

Sem comentários: