terça-feira, 28 de abril de 2009

Encontro com a Morte, de Agatha Christie


Deambulava eu, despreocupado e confiante, pela pacata rua digital – a net – quando surgiu aquela necessidade…foi de tal modo intensa que apenas me lembro de desvairadamente correr para o meu aposento, sem nada ouvir nem nada sentir, despido de pensamento e de vontade…eis que a névoa se dissipou, pois consegui empunhar a tempo o alvo da minha ânsia – UM LIVRO…e era um clássico, como não podia deixar de ser (espero que não tenham pensado ser outra coisa…).
Para diminuir o ritmo até agora tomado, digo-vos que o que me valeu naquele momento foi a pérola dos livros policiais do século XX – le crème de la creme da melhor escritora do crime de que temos memória: Encontro com a Morte, de Agatha Christie. Nenhum outro livro é capaz de aliar um suspense sufocante, uma tragédia familiar, um detective com um bigode bastante atraente e um clima de terror em Terras Santas (sim, parece que se passou numa viagem à Palestina – o que vem mesmo a calhar com a época dos coelhos e dos ovos). Não me perguntem como consegui obter este espécime literário raríssimo que retrata de forma incisiva o génio da autora alemã que consegue iludir o leitor no enredo dramático adjacente à morte de uma mulher americana, tirana e detestada por todos os membros da família.
É mesmo ler para crer…e…é verdade, não leiam o fim, porque senão o livro perde a graça e podem acontecer coisas más também. Boa continuação de ano lectivo para o pessoal e divirtam-se com mais um livro do famosíssimo Mr.Poirot e, sublinho, com o seu bigode que se mete e triunfa em todas as situações.
Pedro Oliveira, 11ºA

Sem comentários: