segunda-feira, 13 de abril de 2009

DIVISADERO, de Michael Ondaatje


O romance inicia no Norte da Califórnia, no ano de 1970, com um pai e as duas filhas gémeas, Anna e Claire. Anna, de 16 anos, vive em harmonia com a sua irmã gémea "adoptada" e com Coop, de 20 anos, rapaz que trata da quinta e dos cavalos do pai. Anna e o pai carregam a tristeza da morte da mãe aquando do nascimento de Anna.

A existência desta improvisada família é destruída por um violento incidente - físico e emocional - que abalará as suas vidas para sempre.

Divisadero transporta-nos da cidade de San Francisco para os casinos de Nevada e para as paisagens campestres do Sul de França. É aqui que Anna mergulha na vida de um escritor de uma época anterior ¿ Lucien Segura. A história da sua vida, que ocorre na passagem para o séc. XX, acaba por ter bastantes pontos de contacto com a de Anna, uma vida que ela deixou para trás mas que nunca conseguirá verdadeiramente esquecer.

Divisadero é um romance de paixão, perda, de um passado presente, das discórdias permanentes entre familiares, amor e saudade. Para muitos, é o mais intimista e bonito romance de Ondaatje até à data. Segue a busca de lugares e ligações que dêem sentido ao mundo tão peculiar na escrita de Ondaatje.


Divisadero venceu o Governor General's Literary Award 2007.



Sem comentários: