A velha curiosidade de sempre que é o mistério do nosso cérebro levou-me a descobrir Jonah Lehrer. Duplamente licenciado em Literatura Inglesa e Neurociências, com umas passagens por restaurantes fine cuisine, escreve sobre esse órgão-mor das nossas vidas e deita por terra umas quantas ideias-feitas que o senso comum toma por certezas.
Comecei com Imagine que acaba com o mito de que a criatividade é mero fruto do acaso ou de uma qualquer inspiração divina.
O autor leva-nos aos estúdios da Pixar, onde as mais brilhantes ideias surgem nos lugares mais improváveis; a laboratórios de tecnologia, onde nascem produtos tão inspiradores como o post it; ao cérebro de Bob Dylan, de onde surgiram canções que ainda hoje surpreendem ou do designer Milton Glaser, criador dessa marca que todos, em todo o mundo, conhecem mesmo sem saberem inglês: I ♥ N Y.
No fim do livro percebemos que, afinal, qualquer um de nós pode desenvolver a criatividade e que, às vezes, basta um duche quente para desbloquear as ideias mais geniais.
S.N.
Sem comentários:
Enviar um comentário