terça-feira, 24 de abril de 2012

A Lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzales


Este livro foi uma surpresa para mim, comecei a lê-lo com o receio de não gostar porque o tema é bastante pesado e poderia logo nas primeiras linhas colocá-lo de parte, mas, quando dei por mim, já o tinha lido em pouco mais de uma hora.
O relato da Joana explica tão bem por que muitas vezes os adolescentes entram no mundo da droga! Quase sempre através dos outros, ou pelo motivo da exclusão, ou para perceber o porquê.
Foca também a importância que a família tem na perceção deste e de outros problemas que os adolescentes atravessam. A importância de que os pais esteja atentos, disponíveis, que transmitam regras mas também, e igualmente importante, demonstrem afetos, tão importantes na formação dos jovens.
Esta história é infelizmente o retrato de muitas famílias, devido à correria com que se vive o dia a dia, quase sem tempo para que se reunam numa simples refeição familiar. Que estas histórias sirvam de alerta para que as famílias se reorganizem e determinem prioridades, porque mais importante que a carreira, são os filhos e a família.
Na contracapa deste livro está escrita uma mensagem do Padre Feytor Pinto e que resumidamente diz qual a intenção desta história. "Ao lermos A Lua de Joana, não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, relegamos para segundo plano aquilo que realmente é importante na vida. Este livro alerta-nos para a importância de estarmos atentos a nós e ao outro, e de sermos capazes de, em conjunto, percorrer um caminho que conduza a uma vida plena...".
Sara Costa, 12.º B 

Sem comentários: