domingo, 25 de janeiro de 2009

Uma fábula intemporal...

Em O Triunfo dos Porcos, agora com o título original A Quinta dos Animais, tudo começa quando um velho porco, o Velho Major, sonha que libertará os animais da escravidão em que vivem e comunica aos outros o seu sonho. Passados três dias, Major morre, mas a revolução que iniciara na cabeça dos animais acabará por se concretizar com a expulsão do Sr. Reis (dono da quinta) e a libertação de todos os animais da escravidão. Da revolução nascem sete mandamentos, redigidos pelos porcos (considerados os mais inteligentes), que passam a reger a vida na quinta:
1º- Tudo o que anda sobre dois pés é inimigo;

2º- Tudo o que anda sobre quatro pés, ou asas, é amigo;

3º- Nenhum animal usará roupas;

4º- Nenhum animal dormirá numa cama;

5º- Nenhum animal beberá álcool;

6º- Nenhum animal matará outro animal;

7º- Todos os animais são iguais.

A contínua alteração dos mandamentos culmina no último mandamento, frase que ficará na história como marca de toda a alegoria de Orwell: "Todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais do que outros"...
Esta fábula política intemporal surge como a me­táfora de uma sociedade “perfeita”, conduzida por um ideal utópico revolucionário, que se transforma rapidamente num regime opressivo, tirânico e totalitário quando governada segundo os interesses dos seus líderes.
Um livro imperdível.

Sem comentários: