quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Apenas Miúdos, de Patti Smith


Apenas Miúdos é um comovente livro de memórias que acompanha a juventude, o enamoramento e o destino radical de dois ícones norte-americanos, Patti Smith e Robert Mapplethorpe, que, no início da sua vida em comum, trocaram noites ao relento e jantares de pão do dia anterior pela arte.
O livro desenha, também, o retrato da inquietude e da subversão cultural das décadas de 60 e 70 na América do século XX.
Ao longo de trezentas páginas vemos desfilar lugares míticos da cidade de Nova Iorque, o Hotel Chelsea - casa de pintores, cantores e outros artistas malditos - o Central Park - onde Patti Smith dormiu algumas noites - e a Quinta Avenida, dos cafés, das lojas e das livrarias.
Cruzamo-nos também com mil e um nomes que marcaram o mundo da arte, do jazz e do rock'n'roll , John Coltrane, Jimi Hendrix, Andy Warhol, Bob Dylan, Jim Morrison e Janis Joplin.
Aqui fica, para aguçar apetites de leitura, uma das imagens fortes do livro:
"Entrei no quarto. Sobre uma simples cama de ferro estava um rapaz a dormir. Era pálido e esguio, com imensos caracóis escuros, e estava deitado de peito ao léu com colares de contas em redor do pescoço. Fiquei ali especada. Ele abriu os olhos e sorriu."
S.N.

Sem comentários: