quinta-feira, 18 de março de 2010

Cão Como Nós, de Manuel Alegre

Confesso que não sou grande leitor, mas gostei de ler este livro, pois gostaria de poder vir a ter um cão como o Kurika: esperto, amigo, companheiro e com muita personalidade.
A minha relação com os cães tem sido um pouco complicada, pois segundo me contam, fui mordido por um quando era bebé e durante muitos anos tive pavor destes animais. Entrava em pânico quando via um e, ainda hoje, tenho medo de alguns deles, os das chamadas "raças perigosas". No entanto, ao contactar com outros, percebi que há cães que são excelentes companheiros, como o Kurika. Até já pedi um cão aos meus pais, mas ainda não vi o meu desejo satisfeito, pois eu gostava de um Labrador Golden Retrivier, e eles dizem que é muito grande.
De qualquer forma, ao ler o livro percebi que a relação que eu gostava de ter com um cão é semelhante à que o narrador e a família tinham com o Kurika. A leitura também me fez pensar nos muitos animais que não têm a sorte deste cão e que são abandonados pelos seus donos, o que não está certo.
Em conclusão, Cão Como Nós consegue até cativar quem não gosta muito de ler.

João Bentes, 10.º A

Sem comentários: