segunda-feira, 23 de março de 2009

A Corte do Norte, de Agustina Bessa-Luís


Este ano assinala-se o ‘Ano Agustina', uma iniciativa da Guimarães Editores, apoiada pelo Instituto Camões (IC), para assinalar a publicação da Opera Omnia de Agustina Bessa-Luís e o 55º aniversário da 1ª edição de A Sibila.


A Corte do Norte, de João Botelho, é o filme estreado em 19 de Março que adapta para o cinema o romance histórico homónimo de Agustina Bessa-Luís.


Sinopse do livro A Corte do Norte

A Corte do Norte é um dos mais belos e enigmáticos romances de Agustina Bessa-Luís. Para isso contam não só o talento eterno e o altíssimo momento da autora na época (1987), mas também o cenário (a Madeira) e um enredo pós-romântico de traições, paixões e desacertos. A história de cinco gerações de mulheres, a partir de Rosalina de Souza, mulher de temperamento forte e decidido, ex-actriz e prostituta (na época eram sinónimos), que em 1860 abandonou o marido, os filhos e o título de baronesa de Madalena no Mar, indo refugiar-se na Corte do Norte, e deixando à família o mistério sobre o seu destino. Em 1960, Rosamund, trineta de Rosalina, decide reconstruir a história de sua família e tenta desvendar o mistério sobre o que aconteceu com a trisavó.


“...é um tratado de livres caudais do engenho e da arte de escrever. A imaginação, como as levadas na Ilha da Madeira, salta por todas as fragas e produz lagos e cataratas. Nada a prende e tudo a modela. Ler Agustina Bessa-Luís é, neste caso, um exercício de colaboração na escrita. Porque o leitor participa no que inventa e no que deduz, e o romance resulta do que todos argumentam e podem supor.”
A Editora

Sem comentários: