quinta-feira, 18 de março de 2010

As Palavras Que Nunca Te Direi, de Nicholas Sparks

Este livro aborda um tema bastante delicado e sensível, o voltar a amar depois de a morte levar o amor da nossa vida, logo é um livro muito emotivo, que nos faz pensar e reflectir sobre quem amamos e a possibilidade de o perder.
A história é fantástica, todos os acontecimentos e locais são muito bem retratados, pois conseguimos, ao ler, imaginar tudo na nossa cabeça.
Gostei muito da história, apesar de ter sido emocionalmente intenso e de ter tido um final inesperado e bastante trágico.

Joana Pereira, 10.º A

Cão Como Nós, de Manuel Alegre

Confesso que não sou grande leitor, mas gostei de ler este livro, pois gostaria de poder vir a ter um cão como o Kurika: esperto, amigo, companheiro e com muita personalidade.
A minha relação com os cães tem sido um pouco complicada, pois segundo me contam, fui mordido por um quando era bebé e durante muitos anos tive pavor destes animais. Entrava em pânico quando via um e, ainda hoje, tenho medo de alguns deles, os das chamadas "raças perigosas". No entanto, ao contactar com outros, percebi que há cães que são excelentes companheiros, como o Kurika. Até já pedi um cão aos meus pais, mas ainda não vi o meu desejo satisfeito, pois eu gostava de um Labrador Golden Retrivier, e eles dizem que é muito grande.
De qualquer forma, ao ler o livro percebi que a relação que eu gostava de ter com um cão é semelhante à que o narrador e a família tinham com o Kurika. A leitura também me fez pensar nos muitos animais que não têm a sorte deste cão e que são abandonados pelos seus donos, o que não está certo.
Em conclusão, Cão Como Nós consegue até cativar quem não gosta muito de ler.

João Bentes, 10.º A

quarta-feira, 17 de março de 2010

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: uma história de amor, de Jorge Amado

Gostei muito desta história e da sua moral.
Todos estavam contra este amor, pois uma andorinha e um gato não deveriam conviver um com o outro. A obra mostra que o mundo só será um sítio melhor quando as pessoas deixarem de ser preconceituosas, quando deixarem de julgar os outros porque são diferentes e porque tomam decisões que alguns acham erradas ou desacertadas. Segundo esta história, as "pessoas" mais diferentes podem gostar umas das outras, sem se julgarem mutuamente.

Sara Costa, 10.º B

O Segredo dos Médicis, de Michael White

A obra em causa é um texto literário, não um mero texto informativo. São evocados factos históricos que vão sendo combinados com acontecimentos actuais.
Achei bastante interessantes não só as histórias das personagens, do seu passado, dos seus sentimentos, como também a maneira engenhosa como as pistas vão sendo deixadas e o modo lógico e pedagógico como as personagens as descobrem.
Aconselho esta obra porque está bem escrita e é notável a forma como o autor explica cada momento, descreve cada situação e nos incorpora no passado daquela que foi a família mais poderosa de Florença.
Para mim, este livro foi um dos mais envolventes que li. Apesar de conter muita informação, de ser, por vezes, um pouco confuso e de requerer muita atenção, gostei bastante de perceber que, ao mesmo tempo que me envolvia na obra, estava a conhecer mais um pedaço da história renascentista, uma época que me fascina.

Margarida Silva, 10.º B